Crise e Crítica

Crisis and Critique

SOBRE A REVISTA INTERNACIONAL EM LÍNGUA INGLESA

Sobre a revista internacional EM LÍNGUA INGLESA:

Crisis and Critique é uma revista de pensamento político e filosofia, publicada duas vezes por ano. Possui um público e conjunto de leitores internacionais, assim como autores e corpo editorial também internacionais. A revista ganhou reputação por seu rigor e tratamento perspicaz dos tópicos que cobre. Começou em 2011, enquanto o primeiro número foi publicado em 2012. Nosso compromisso é equilibrado entre três disciplinas: filosofia, psicanálise e política. Crise e crítica: os conceitos são de imensa importância para o pensamento filosófico, mas também para o pensamento político.

Contudo, especialmente hoje, é crucial não supor apressadamente que já se saiba o que cada um significa. Ambos os conceitos estão obviamente relacionados com práticas concretas, mas também bastante abstratas. Tanto a crise quanto a crítica são conceitos práticos que, como supomos, não têm nenhum status trans-histórico ou transcendental e, portanto, nenhum dos dois vem com um conteúdo pré-determinado imutável. Tanto a crise quanto a crítica devem ser pensadas a partir de um período de tempo contemporâneo específico. Este quadro é o quadro do presente.  A revista é, portanto, antes de mais nada, sobre o presente em que vivemos – político, social, estético e filosófico. No entanto, diferentemente do famoso livro de Reinhart Koselleck, “Crítica e Crise” (1959), que procurou expor a agenda política absolutista e oculta, inscrita nesses termos aparentemente universalistas-humanistas do iluminismo, a revista não se ocupa primordialmente em fornecer genealogias do presente e desmascarar a verdadeira face do mundo. Em vez disso, ao inverter a ordem dos termos, “Crise e Crítica” parte do pressuposto de que hoje estamos enfrentando uma crise massiva, não apenas econômica ou política, mas até mesmo uma crise daquilo que  anteriormente era entendido como crítica e engajamento crítico.

O fato de haver uma crise da crítica implica que se deve investigar o que é essa crise, como ela foi provocada e o que precisa ser feito, se isso é ao menos possível, para desenvolver um conceito renovado de crítica que possa ser capaz de superar os impasses que o pensamento crítico se deparou. Isso envolverá uma potencial “revisitação” e investigação de todos os conceitos anteriormente considerados como críticos e examinar não apenas seu poder explicativo contemporâneo, mas também o que eles ainda podem nos permitir pensar.

plugins premium WordPress