Crise e Crítica

Crise e Crítica Latino-Americana

CRISE E CRÍTICA

LATINO-AMERICANA

SOBRE A REVISTA LATINO-AMERICANA

Sobre a revista internacional LATINO-AMERICANA:

ISSN: 2311-5475 (digital)

A revista Crise e Crítica foi incialmente pensada como extensão da revista internacional “Crisis and Critique”. Sua pretensão inicial foi, desse modo, adaptar os objetivos desta última ao contexto latino-americano, conjugando a análise de questões políticas prementes de nossa realidade com o pensamento filosófico internacionalmente reconhecido. A proposta da revista internacional era não apenas trazer uma investigação crítica do presente, mas também reformular o que quer dizer isso: crítica. A partir de um panorama de crise, que não apenas denota a evidência de uma atualidade disruptiva em termos políticos e econômicos, mas também teóricos, a “Crisis and Critique” se propõe reformular as bases da própria crítica, revisitando conceitos filosóficos, assim como psicanalíticos, políticos, sociais, etc. Para tanto, as referências marxistas tradicionais e contemporâneas são claras, articuladas com a psicanálise e refletindo uma tendência de intervenção crítica no próprio pensamento – e que se volta para questões práticas não dissociadas da teoria.

Herdando essa verve de modificação crítica, através de um movimento de crítica da crítica, a revista latino-americana se propõe não apenas a recepcionar o pensamento filosófico internacional, global, sem limites geográficos, mas também denota uma perspectiva específica da realidade local. A publicação de artigos de autores latino-americanos revela de que modo haveria um olhar próprio das questões filosóficas exteriores a nós, assim como a tentativa de analisar elementos e eventos particulares daqui. É nesse contraste referente ao que possuímos de idiossincrático e específico junto com elementos globais e em escalas maiores que buscamos determinar intervenções e colaborações que preservem o elemento crítico e de engajamento político presente na “Crisis and Critique”. E é a partir desse propósito último de demonstrar nossa perspectiva original e própria que, ao mesmo tempo, nos descolamos da revista internacional e ganhamos uma independência temática.

Cabe ainda dizer que nosso objetivo é não apenas divulgar investigações políticas tradicionais, mas trazer as relações com outros campos que ultrapassam o domínio da filosofia e política strictu sensu. Ao contrário, a revista busca divulgar discussões que se remetem a problemas diversos: a ideia não é propriamente descentralizar o elemento crítico presente na análise política e filosófica, mas partir do princípio de que uma crítica legitima se faz na confluência e cruzamento entre os saberes e práticas, essas que contribuem e enriquecem a política e a filosofia.A partir de tais pressupostos, a revista busca o desenvolvimento contínuo de uma crítica da crítica, que possa manter o envolvimento político e a discussão de conceitos filosóficos e teorias gerais e sem limites geográficos estabelecidos, junto com a potencial originalidade da perspectiva latino-americana que não só revisita problemas exteriores, como também os apropria e os modifica.

“A partir de um panorama de crise, que não apenas denota a evidência de uma atualidade disruptiva em termos políticos e econômicos, mas também teóricos, a “Crisis and Critique” se propõe reformular as bases da própria crítica, revisitando conceitos filosóficos, assim como psicanalíticos, políticos, sociais, etc.”

“A revista latino-americana se propõe não apenas a recepcionar o pensamento filosófico internacional, global, sem limites geográficos, mas também denota uma perspectiva específica da realidade local. A publicação de artigos de autores latino-americanos revela de que modo haveria um olhar próprio das questões filosóficas exteriores a nós, assim como a tentativa de analisar elementos e eventos particulares daqui.”

nossos contatos

plugins premium WordPress